Salgema Capixaba: Riqueza Proibida para o Espírito Santo. Até Quando ?

“Força política de outros estados, processo de licenciamento, crises econômicas e qualidade do material. Esses são alguns dos fatores listados por quem acompanha há mais de uma década o processo para exploração – e, assim, geração de emprego e renda – do maior depósito de sal-gema da América Latina, situada em Conceição da Barra (Norte do ES), e também da reserva de bauxita, em Ibatiba”.

Fonte: https://www.indicemoqueca.com.br/blog/as-super-reservas-no-exploradas-no-esprito-santo, acesso em 21/05/2019

Conforme já publicado na mídia local (A TRIBUNA, 2011), cerca de 70% de toda a sal-gema brasileira encontra-se no município de Conceição da Barra, norte do Espírito Santo, o que daria a impressionante quantidade de aproximadamente 12,2 bilhões de toneladas.

Isto poderia viabilizar a exploração deste mineral por décadas, possibilitando a produção primária de álcalis, soda e cloro e consolidando um vibrante polo sal-químico que permitiria o suprimento de importantes matérias primas para a indústria de produção de vidros, produtos para tratamento de água, produtos para papel e celulose, plásticos, têxteis, etc.

A possibilidade de geração de milhares de empregos, negócios e renda, entretanto encontra fortes obstáculos regulatórios de caráter ambiental, políticos (objeção do RN e AL, principalmente) e da Petrobrás, que formalmente é a única empresa legalmente habilitada a fazer tal extração, mas que não demonstra o menor interesse por tal atividade.

Desta forma, é necessário que a população de Conceição da Barra, São Mateus e municípios próximos tenham ciência desta riqueza – que não pode ser explorada -, e em consequência, possa o assunto ser parte fundamental do debate político local, para maior visibilidade do tema e posicionamento das lideranças locais.

Em 2021 a Assembleia Legislativa do Espírito Santo constituiu a Frente Parlamentar de Debate e Apoio a Exploração das Jazidas de Sal-Gema (https://www.al.es.gov.br/Noticia/2021/06/41217/salgema-frente-quer-dialogo-com-governo.html ) com o objetivo de impulsionar o debate com o Poder Executivo e a sociedade capixaba para que a riqueza existente no subsolo de Conceição da Barra seja revertida não só para a região norte do Estado, mas para todo o Espírito Santo.

Uma contribuição do CRQ 21 para esta frente pode ser encontrada acessando:

Apresentação_Salgema_2021

 

A seguir, alguns temas sobre a salgema abordados pelo noticiário local:

Para saber mais:

https://www.infomet.com.br/site/noticias-ler.php?bsc=ativar&cod=11687

http://blogdoquartezani.blogspot.com/2015/08/cacau-monjardim-e-o-sal-gema-na-barra.html

https://www.facebook.com/salgemacapixaba/?ref=page_internal

https://www.agazeta.com.br/colunas/beatriz-seixas/petrobras-busca-interessados-em-explorar-sal-gema-0919

https://al-es.jusbrasil.com.br/noticias/1897398/marcelo-quer-exploracao-de-jazida-capixaba-de-sal-gema

https://conceicaodabarra.es.gov.br/Not%C3%ADcia/perspectiva-de-extracao-do-sal-gema-em-conceicao-da-barra-e-tema-de-reuniao-com-o-governo-estadual

https://jornalfatosenoticias.com.br/index.php/2023/09/20/a-importancia-da-cachaca-artesanal-capixaba/