Indústrias Alimentícias

Um importante segmento onde é possível encontrar significativa atividade relacionada com ações cotidianas da Engenharia Química são as indústrias de alimentos, em virtude de alguns fatores como:

  • existência de operações unitárias clássicas: secagem, moagem, filtração, cristalização, etc.;
  • existência de constante limpeza de linhas de processo, no caso das indústrias de bebidas, com uso intensivo de produtos químicos;
  • existência de laboratórios de controle químico, físico-químico e microbiológico, para análise de produtos e matérias primas;
  • existência de estações de tratamento de efluentes gerados durante o processo;
  • existência de equipamentos geradores de vapor (caldeiras), que necessitam de tratamento químico para minimizar processos corrosivos;
  • existência de sistemas de águas frias, para processos de resfriamento, que necessitam de tratamento químico para minimizar processos corrosivos;
  • necessidade de tratamento químico em linhas de processo para evitar processos de contaminação e/ou incrustações.

Além disso, “A Química Alimentar é um campo do conhecimento no qual é estudada a química do processamento de alimentos e as interações de todos os componentes biológicos e não biológicos destes.

Ela se baseia nos princípios da físico-química, química orgânica, química analítica e bioquímica, enfatizando os conceitos químicos necessários para estabelecer as relações entre composição química e as propriedades funcionais, nutricionais e organolépticas de um alimento.

Os componentes biológicos incluem itens como carne, leite, grãos, açúcares, frutas, legumes, entre outras. Em boa parte é similar à bioquímica, pois os principais componentes dos alimentos são os carboidratos, as proteínas e os lipídios. No entanto, também são estudados a água, as vitaminas, os minerais, as enzimas, os aditivos alimentares, como aromas, corantes, emulsificantes, entre outros.

Esta área do conhecimento também inclui o estudo do comportamento e da transformação dos componentes dos alimentos durante o processamento e armazenamento”.  (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica_alimentar)

No Espírito Santo temos importantes empreendimentos no setor alimentício, como a tradicional fábrica de Chocolates Garoto, situada em Vila Velha, uma das 10 maiores fábricas do mundo deste gênero, e a maior da América Latina.  Além disso, a Buaiz Alimentos, que compreende o Moinho Vitória, a Fábrica de Mistura para Bolo e a Fábrica Café Numero Um, também merecem destaque.

Em Linhares destaca-se a Leão Alimentos e Bebidas, formada pela Coca-Cola Brasil e seus fabricantes regionais, responsável pela gestão de toda a cadeia produtiva da linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no país.

Para conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento da indústria de alimentos no Brasil, acesse o link abaixo:

http://www.abia.org.br/vsn/anexos/livro50anosABIA.pdf

 

Para conhecer um pouco mais sobre o perfil deste setor, acesse o link abaixo:

 

http://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/food_industry_pt.pdf

 

Livros recomendados sobre ciência, gestão e tecnologia de alimentos:

1) https://loja.grupoa.com.br/livros/nutricao-e-tecnologia-de-alimentos/gerenciamento-da-qualidade-na-industria-alimenticia-ebook/9788536323473

Comentários do autor sobre esta nova edição (a anterior data de 2010 e se encontra esgotada):

“A revisão ficou ótima, contempla a nova versão da ISO 9001, amplia tópico sobre alergênicos e sobre gestão de riscos, sempre harmonizando com a ISO 22000.
O livro estará saindo do forno em breve, ficou muito legal!
A editora permanece a ARTMED, do Grupo A. Se quiserem, já se cadastrem no site da editora, e eles te avisarão assim que sair esta edição revisada.”
______________________________________________________________________________

2) https://loja.grupoa.com.br/livros/nutricao-e-tecnologia-de-alimentos/sistemas-de-gestao-ambiental-na-industria-alimenticia/9788536327778

_______________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

4) Comentários do autor Marco Túlio Bertolino sobre um novo lançamento :

 “Em agosto estará disponível meu novo livro, escrito junto com Alexandre Braga: 
Ciência e Tecnologia para fabricação de biscoitos – Handbook do Biscoiteiro.
Varela Editora e Livraria Ltda.

É um trabalho muito especial, juntando ciência e know how.

Na fabricação de biscoitos coabitam a tecnologia e o processo artesanal. O biscoiteiro ao mesmo tempo deve utilizar conceitos da engenharia, da química e da física, mas também, para se alcançar o estado da arte na fabricação de biscoitos, o conhecimento do dia-a-dia sobre o comportamento das massas ao longo do processo, que vai além do conhecimento acadêmico. O livro busca subsidiar este know how aos leitores.
Um diferencial buscado é que este livro discuta o tema produção de biscoitos dentro da realidade industrial brasileira para este segmento. O tema farinha de trigo, por exemplo, merece uma conotação especial, pois o Brasil apesar de 2º maior fabricante de biscoitos, só produz 35% do trigo que consome, sendo o restante importado, e em parâmetros normalmente para pão e não para biscoitos. Então não ajuda muito uma literatura de outro País falando de uma especificação ideal de trigo para biscoitos, é preciso uma literatura técnica que trate o tema em nossa realidade, onde o biscoiteiro precisa “agir tecnicamente com uso de aditivos e controle de variáveis operacionais” para fazer o melhor biscoito dentro das especificações desejadas, porém, partindo da farinha que lhe estiver disponível.”